O CSPAMMM tem como uma das suas valências, a Equipa de RSI. Esta é uma equipa multidisciplinar constituída por 5 elementos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Educação Social.
A Equipa está constituída desde 2009, tendo tido o seu início de atividade no Bairro do Casal São José, em Mem Martins, um bairro que detinha inúmeras problemáticas sociais e muitos beneficiários desta prestação. Com o tempo, e autonomização de muitas famílias, a Equipa foi estendendo o seu território de actuação, começando a acompanhar famílias de São Carlos, Oressa e outras zonas limítrofes.
A partir de Abril de 2019, a Equipa de RSI mudou-se para as instalações da sede do CSPAMMM, e já no Algueirão, acompanha também famílias de algumas dessas ruas.
O Rendimento Social de Inserção é um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontram em situação de pobreza extrema, sendo constituído por uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das suas necessidades mínimas; e o acompanhamento do chamado contrato de inserção. O elemento isolado ou família em acompanhamento, beneficia de uma avaliação de suas principais vulnerabilidades e potencialidades, permitindo a negociação de um conjunto de ações estabelecidas num Contrato de Inserção. Este compromisso conjunto será no sentido de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária dos membros de cada agregado familiar.
Para desenvolver este trabalho, as principais áreas de intervenção terão de ser uma rede articulada de ações na área do emprego, da saúde, da educação, da cidadania e da habitação.
O CSPAMMM, como IPSS com várias valências na área social, como a resposta a nível de Apoio Alimental, do Programa Incorpora, do Cartão ABEM, constitui um conjunto de respostas que podem ser de grande valia para muitos dos beneficiários RSI, que precisam de ser informados das respostas que existem na sua comunidade para poderem melhorar a sua condição social.


